Áreas Da Medicina: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre O Assunto!

· 3 min read
Áreas Da Medicina: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre O Assunto!

Logo, conhecendo mais profundamente o histórico dos pacientes, os médicos dessa especialidade estão aptos a orientar de forma mais precisa.  Pois, consideram fatores importantes para um diagnóstico eficaz, sendo não apenas o físico do indivíduo, mas também o psicológico e familiar. Quando há um médico  de confiança que conheça o histórico da vida do paciente é mais vantajoso e eficiente a atuação deste profissional, podendo até se tornar médicos da família como há em muitos casos. No pronto-atendimento, chegam pacientes com sintomas desde resfriado até suspeita de infarto. E o nosso papel é pensar em vários diagnósticos diferenciais para saber tratar direitinho cada um”, conta. Aquele profissional que acabou de se formar na faculdade e atua em ambulatórios, unidades básicas de saúde, policlínicas e hospitais menores.


  • MEDICINA DO TRABALHO A medicina do trabalho ou medicina ocupacional é a especialidade médica que abrange a prevenção e tratamento das relações entre os trabalhadores e o seu trabalho.
  • Um especialista em psicologia cuida de distúrbios psíquicos, como ansiedade, TOC e depressão.
  • Somente médicos Cardiologistas e com especialização em Ecocardiografia podem realizar o Ecocardiograma e interpretar as suas imagens com o conhecimento necessário, o que é fundamental para a confiabilidade dos laudos.
  • Além dessas especialidades, o documento também reconhece a existência de diversas áreas de atuação que, por seu caráter mais específico, ainda não são consideradas especialidades.



A atuação do ortopedista pode acontecer em consultórios, clínicas especializadas ou até mesmo emergências. Uma tendência para este tipo de atendimento são os centros de recuperação com abordagem multidisciplinar com outras áreas, como Fisioterapia. A clínica médica é uma das especialidades com maior campo de trabalho por ser a base da Medicina e abranger um pouco de cada ramo.

Saúde Ocupacional


Por ter uma visão mais global do organismo humano e das patologias que o afetam, ele se torna o profissional da Medicina com o melhor preparado para proceder a diagnósticos. É aconselhado optar pela Clínica Médica quando o caso não requer urgência, se já foi diagnosticado e está em tratamento, ou se deseja prevenir doenças com histórico familiar. A Medicina Intensiva Pediátrica é uma especialidade médica destinada ao trabalho em Unidades de Terapia Intensiva para saúde  infantil. A  endoscopia da árvore brônquica é um tipo de exame médico que se utiliza de um endoscópio para obter imagens do trato respiratório objetivando o diagnóstico de patologias que porventura o acometa. O exame é sempre realizado por um médico especialista auxiliado por uma equipe de enfermagem. A Endocrinologia Pediátrica é uma subespecialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas especialmente em crianças e adolescentes.

Especialidades Registradas


É um pré-requisito para que o profissional faça também a residência em outras especialidades médicas. Além disso, o médico clínico pode liderar uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, bem como ter humanização em cada atendimento. Ou seja, realizar consultas com cuidado, para promover o melhor para  a saúde do paciente, e até mesmo oferecer um bom tratamento. Porém, devido à natureza do atendimento, algumas especialidades médicas são mais procuradas pelos pacientes. É para atendê-los adequadamente e oferecer um maior leque de cuidados que existem tanto clínicas gerais, quanto as especializadas. É definida como a especialidade médica responsável pelos tratamentos clínicos que afetam os vasos sanguíneos e linfáticos.

No Brasil, o especialista em clínica médica deve cumprir, além do curso de medicina, dois anos de Residência médica em Clínica Médica. O médico desta especialidade é responsável por avaliar o paciente de maneira completa.  portal de saúde  está apto a tratar de todas as doenças não-cirúrgicas, não ginecológicas e não obstétricas. Também pode gerenciar o cuidado do paciente indicando o especialista adequado, quando há necessidade.