Área Da Saúde: Conheça Carreiras Que São Alternativas À Medicina

· 3 min read
Área Da Saúde: Conheça Carreiras Que São Alternativas À Medicina

A especialização em cirurgia geral além de ser uma das mais bem pagas, também é uma das mais procuradas. Isso porque os médicos desta área podem realizar procedimentos de todos os tipos e também pelo fato que esta é uma especialização de pré-requisito para quem deseja se especializar em outra, como por exemplo em cirurgia plástica. Durante o curso de medicina o estudante tem contato com várias especialidades, o que permite escolher quais atividades estão mais alinhadas com seus propósitos de atuação e preferências.

  • Essa experiência por si só já é grande aprendizado para a formação do médico, e em particular, do clínico.
  • Tecnologias avançadas como Robótica, Inteligência Artificial e Big Data auxiliam na realização de exames e cirurgias, além de ajudar a tornar processos administrativos mais eficientes.
  • A descoberta de novas técnicas de sequenciamento genético, mais baratas e rápidas, vão possibilitar tratamentos cada vez mais adiantados e personalizados para diversos tipos de cânceres.
  • Assim, o médico clínico pode exercer a profissão tanto se for pós-graduado, quanto se tiver feito a residência.
  • Enquanto cursa a residência, o médico pode trabalhar como médico generalista, uma vez que já é graduado.
  • A Oncologia é a especialização que permite o tratamento de tumores em adultos.


Além desses benefícios, a telemedicina é uma ótima alternativa para acompanhamento de doenças. Isso porque, em muitas consultas, o médico especialista já conhece o histórico do paciente e seu tratamento, assim ele pode prescrever medicamentos de uso contínuo ou exames sem a necessidade do paciente precisar se deslocar.  saber mais  é relativamente demorado, torna-se muito mais prático e rápido na telemedicina. O clínico geral que deseja atuar na saúde pública precisa prestar um concurso ou passar por um processo seletivo realizado por prefeituras, governos estaduais e federal ou instituições responsáveis pelas unidades de saúde. Experiência e títulos de pós-graduação, mestrado e doutorado costumam contar mais pontos e ajudam na classificação nos concursos mais concorridos e com melhores salários.

As Especialidades Mais Procuradas Estão No Quadro Abaixo:



Tendo em vista que diversas comorbidades crônicas, como o diabetes, a obesidade e a hipertensão arterial, são provocadas pelo sedentarismo, uma das melhores práticas de prevenção é a atividade física regular. Cabe ao profissional da Medicina Esportiva fazer a orientação de exercícios para que o paciente possa regular o bem-estar com hábitos mais saudáveis e evitar problemas mais sérios. O profissional da Medicina também pode atuar no processo administrativo de instituições de saúde. Essa especialidade cuida da tomada de decisões importantes, que se relacionam com o direcionamento de ações dos diversos setores que compõem uma organização. Extremamente necessária para a sociedade, ela costuma atrair pessoas que esperam ter a chance de salvar vidas e, ao mesmo tempo, construir uma carreira de sucesso em uma das muitas áreas da Medicina.

Quanto Recebe Um Médico Residente?


Um médico pode ter um ou ambos, mas um ou outro dá direito ao especialista registrar-se como tal em um CRM. Um especialista em psicologia cuida de distúrbios psíquicos, como ansiedade, TOC e depressão. Quando necessário, em casos mais graves, faz encaminhamento a um médico psiquiatra. O otorrinolaringologista é responsável pelo tratamento e cuidado da garganta, das vias auditivas e nasais. Sendo assim, cuidam de casos de sinusite, tonturas, rouquidão, dificuldades de audição, dentre outros.


site com mais detalhes  de atuação são as ações preventivas individuais, orientando medidas saudáveis e realizando exames preventivos . Como exemplo, temos clínicos com maior atuação em hepatologia, hipertensão, colagenoses, entre outras. Para ajudar você a escolher a residência médica que está mais alinhada com suas qualidades e seus objetivos, a PEBMEDconvidou um grupo de especialistas para falar sobre suas respectivas áreas. Geralmente, os dermatologistas trabalham ambulatorialmente, realizando pequenas cirurgias, tratamentos clínicos e procedimentos estéticos.